WhatsApp

SUSTENTABILIDADE PARA O PRESENTE E O FUTURO DAS EMPRESAS

Publicado em Notícias, por Admin Amazon Eco em 16/02/2023


img-post-02-884-800x568.jpg

ESG, Logística Reversa, reciclagem e economia circular. Certamente você já deve ter ouvido, pelo menos uma vez, um desses termos nos últimos dois anos em alguma conversa. E sim, eles vieram para ficar. A cadeia de produção e consumo, em todas as suas esferas, é percebida e levada cada vez mais em consideração quando falamos de práticas sustentáveis, inclusive pelos consumidores.

Um estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), mostra como esse é um movimento que vem ganhando força. Divulgado em 2019, o estudo mostrou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. Cerca de 70% dos entrevistados falaram que não se importam de pagar mais por isso. Nesse sentido, podemos dizer que houve uma mudança de valores e princípios.

Hoje, no mercado, existem companhias que se destacam por suas soluções sustentáveis, o que contribui para o aumento do grau de competitividade, destaque e longevidade, pois o âmbito legal também vem acompanhando rapidamente toda essa mudança. 

Mas afinal, o que é ser uma empresa sustentável? Neste post, vamos contar mais sobre o assunto e a sua importância.

O que é uma empresa sustentável

O termo “sustentabilidade” se tornou uma palavra da moda. É muito comum nos depararmos com ela seja em conversas do dia a dia ou em eventos, por exemplo. Mas, uma empresa que é, de fato, sustentável, é aquela que faz a gestão dos recursos, sejam internos ou externos, para que colaborem com o desenvolvimento da sociedade em que está inserida e, ainda, para que impacte de maneira positiva no progresso da humanidade e do planeta.

Hoje, existem várias práticas que podem contribuir nesse sentido, sendo uma delas a Logística Reversa, nossa especialidade. O processo faz todo o gerenciamento de resíduos sólidos previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que responsabiliza importadores, fabricantes, distribuidores e comerciantes a fazerem a gestão correta dos seus resíduos. 

Organizações que adotam práticas responsáveis e que se preocupam com o meio ambiente são bem vistas por fornecedores, funcionários e, claro, pelos clientes. A pandemia de Covid-19 certamente acelerou essa transformação de valores, mas já era um movimento que estava acontecendo ao longo dos anos. 

Nesse contexto, em meio a um cenário com tantas informações e discussões, é preciso ter atenção com o greenwashing, estratégia que consiste na promoção de discursos, anúncios e ações em geral de divulgação sobre práticas ambientais e/ou sustentáveis que não são reais.


---
Fonte: www.ecoassist.com.br


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=